
Histórico

João Malha 2019-2022
João Malha nasceu em Lisboa em 1991. Concluiu a licenciatura em Direção de Orquestra de Sopros na Escola Superior de Música de Lisboa, orientado pelo professor e maestro Alberto Roque, e o Mestrado em Música com especialização em Direção de Orquestra, com o professor e maestro Jean-Marc Burfin na mesma instituição.
Está a concluir o Mestrado em Ensino da Música, também na ESML e com especialização em direção.
É professor e maestro da Orquestra Clássica e da Orquestra de Sopros da Escola Profissional Metropolitana, maestro titular da Orquestra Médica de Lisboa, maestro e director artístico da Banda da Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro do Montijo, e ainda maestro e professor da Orquestra de Sopros do Conservatório Regional Silva Marques.
Foi maestro da Orquestra Zana Batuta entre 2019 e 2022, e maestro convidado da associação “Setúbal Voz” do compositor e maestro Jorge Salgueiro, onde dirigiu uma produção da ópera “Carmen”, e ainda a estreia da ópera “1911, A Conspiração da Igualdade” do pianista, compositor e maestro António Victorino d’Almeida.
Em 2019 foi selecionado como maestro participante na Internationale Sommerakademie Mozarteum em Salzburgo, sob orientação do maestro Bruno Weil. Em 2022 foi também selecionado para participar no concurso “Prémio Jovens Músicos” na categoria de Direção de Orquestra. Em 2024 foi semifinalista na 3ª edição do concurso “Frederick Fennell Conducting Competition”.
Como compositor, é vencedor de vários prémios como o 2.º prémio no VI Concurso Nacional de Composição Banda Sinfónica Portuguesa em 2018, o 1.º prémio na 7.ª edição do Concurso de Composição para Orquestra de Sopros (Fundação INATEL e Banda Sinfónica do Exército) em 2019, o 1º prémio no V Concurso de Composição da WASBE (Categoria II), na conferência deste ano na Coreia do Sul, e o 2º prémio na 3ª edição do concurso de composição Saxony Dresden, na Alemanha.
Foi o primeiro Maestro da Orquestra Zana Batuta
“atualizada a 07 de fevereiro de 2025”

Juan Guevara 2022-2023
Nasceu em 1984 em Caracas, Venezuela. Começou os seus estudos musicais em criança, iniciando aulas de contrabaixo com Jesus Zambrano e Néstor Blanco.
Juan Guevara é movido pela crença de que a música pode transformar vidas e induzir à autodescoberta, desencadeando assim a evolução da nossa consciência. Através da sua presença no panorama orquestral e da sua paixão pela música, Juan Manuel levou a música clássica a audiências de todo o mundo como membro da Orquestra Sinfónica Simón Bolívar.
Actualmente, a sua carreira está ligada à Europa, mas a vida musical de Juan começou na Venezuela. É formado pelo El Sistema, o conhecido programa de formação musical imersiva fundado pelo Maestro José Antonio Abreu.
Em 2000 e 2001, respectivamente, frequentou o curso de verão Interlochen Arts Camp em Michigan, EUA, onde se juntou à World Youth Symphony Orchestra, tendo aulas com os professores Lawrence Hurst, professor na Jacobs School of Music da Universidade de Indiana e Winston Budrow, professor no Michigan State University College of Music.
Aos dezoito anos de idade, foi seleccionado para integrar a Orquestra Sinfónica Simón Bolívar da Venezuela, orquestra com a qual fez tournées pela América, Europa e Ásia sob a batuta de Gustavo Dudamel, actuando em salas e festivais de prestígio como Carnegie Hall em Nova Iorque, Walt Disney Concert Hall, Proms da BBC no Royal Albert Hall, entre muitos outros.
Actuou sob a batuta de artistas de renome como Sir Simon Rattle, Esa-Pekka Salonen, Claudio Abbado, Lorin Maazel, Nikolaus Harnoncourt, John Williams, Krzysztof Penderecki e muito mais.
É licenciado em Performance Musical na Universidad Nacional Experimental de las Artes (UNEARTE). Em 2015 concluiu os seus estudos de pós-graduação obtendo um Mestrado em Performance Contemporânea (Studio Concentration) na Berklee College of Music em Valência, Espanha. No mesmo ano, foi seleccionado para integrar a Orquestra do Norte em Portugal. Posteriormente, em 2018, foi seleccionado através de audição como membro convidado da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.
Actualmente, Juan Manuel continua as suas actividades orquestrais em Portugal e, ao mesmo tempo, prossegue os seus estudos de direcção orquestral com os professores Miguel Romea e Andrés Salado em Madrid, Espanha.
Foi Maestro titular da Orquestra Zana Batuta de 2022 a 2023

Ricardo Mestre 2023 - 2025
Ricardo Mestre é Mestre em Educação Musical, pela Escola Superior de Educação e Douturando em Média-Arte Digital pela Universidade do Algarve e Universidade Aberta. Iniciou a sua carreira musical em 2012 como cantor, tendo participado em vários projetos musicais, em parceria com autarquias e associações locais, no âmbito da educação, cultura e ação social.
Estudou trompete e flauta transversal na banda da Sociedade Filarmónica União Seixalense, e canto na Academia Vocal Emotion com o professor Manuel Rebelo, piano jazz na Escola Luís-Villas Boas com o professor Daniel Bernardes, direção com o professor Gonçalo Lourenço e composição com Fernando Ortega, compositor associado de Ennio Morricone.
No âmbito educacional é professor do ensino da educação musical no 2° e 3° ciclo, coordenador das AEC e formador no IEFP, na área da edição de som. A nível da ação social e cultural, é dirigente associativo e diretor artístico do projeto da União Europeia “Orquestra Horizonte” no âmbito do Plano de Resolução e Resiliência. A nível artístico, assinou, em 2019, contrato com a editora Metrosonic Records, lançando posteriormente o seu primeiro EP em 2022, intitulado “Between words and sound”, fundindo o pop e o jazz num ambiente nostálgico de pura realidade e fantasia, com o apoio de várias rádios locais e nacionais, destacando como principal parceira a Smooth FM. De um modo geral o seu objetivo centra-se na missão de fomentar o ensino da música a todas as faixas etárias, contribuindo para uma sociedade culturalmente mais ativa e exigente.
Dirigiu a Orquestra Zana Batuta desde Agosto de 2023 e o coro Zana Batuta desde Novembro do mesmo ano até à sua saída em Abril de 2025.
